O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). Este programa foi criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, com o nome de Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Em 2007, por meio do decreto 6300, passou a ser denominado Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
O objetivo do Proinfo Integrado é promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação nas redes públicas de educação básica. O programa leva às escolas computadores, projetor integrado e lousa digital além doutros recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os estudantes e professores para uso das máquinas e tecnologias.
O Aluno Integrado tem como tema central educação e tecnologia para um mundo melhor, buscando explorar diferentes perspectivas dentro desse tema em todas as etapas da educação básica.
Em 2009, foi realizado um projeto piloto com a participação de 2.700 alunos indicados pelos coordenadores do Proinfo Integrado e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em todos os estados. O curso foi um sucesso! Fomentou a discussão sobre as TICs nas escolas, capacitou os estudantes para o uso e gerenciamento dos laboratórios de informática, além de contribuir com uma qualificação para o mercado de trabalho, promovendo a socialização do jovem e a inclusão digital
Em 2010 foram abertas 70.000 vagas em todo Brasil. A Universidade Federal de Goiás junto com a Coordenação Estadual do Proinfo Integrado e CEFAPROS - Centros de Formação dos Profissionais da Educação foi responsável pelo atendimento a 2900 alunos.
Para o ano de 2013 estão previstas 4.920 vagas para os estudantes do 1o e 2o ano do ensino médio da rede pública do Estado de Mato Grosso, por meio de uma trabalho cooperado entre a UFMT, SEDUC-CFTE-CEM e CEFAPROS, responsáveis diretos pela formação. Para o ano de 2014 estão previstas mais 2.300 vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário